Ansiedade: o que fazer para controlar?

Ansiedade é a forma do seu corpo reagir às situações de estresse do dia a dia, mas, quando ocorre com frequência, traz muito desconforto. O que fazer para controlá-la? A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse. Na maioria das vezes, surge com o sentimento de medo ou apreensão sobre o futuro, ou algo que está por vir. Quem não sentiu medo ou nervosismo antes do primeiro dia de aula, de uma entrevista de emprego, antes de uma apresentação ou palestra para um grande público? A ansiedade não é sempre ruim. Ela pode fornecer um incentivo para realização de uma tarefa ou um desafio que esteja diante de você. O que é normal, entretanto, pode virar um grande problema quando ocorre de forma extrema, paralisando suas ações, interferindo na sua vida diária. Nesse caso, é importante procurar tratamento. O que são distúrbios de ansiedade?  Ansiedade comum é um sentimento que vai e vem, mas não interfere no seu dia a dia. Esse tipo de ansiedade é desagradável, mas pode motivá-lo a trabalhar mais ou fazer um trabalho melhor. No caso de um distúrbio de ansiedade, o sentimento de medo pode acompanhá-lo o tempo todo, de forma intensa e debilitante, fazendo com que você deixe de fazer as coisas que gosta.  Casos extremos de ansiedade, se não tratados, podem impedir você de entrar no elevador, atravessar a rua, sair de casa, entre outros impactos. Se a situação não for tratada, o quadro de ansiedade pode até se agravar. Os transtornos de ansiedade são as manifestações mais comuns de distúrbio emocional e podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Quais são os tipos de transtornos de ansiedade? A ansiedade é uma parte essencial de vários distúrbios diferentes, entre eles:
  • Síndrome do pânico: enfrentando ataques de pânico recorrentes em momentos inesperados;
  • Fobia: medo excessivo de um objeto, situação ou atividade específica;
  • Ansiedade social: medo extremo de ser julgado por outras pessoas em situações sociais
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): pensamentos irracionais recorrentes que o levam a realizar comportamentos específicos e repetidos;
  • Transtorno de ansiedade de doença: ansiedade sobre sua saúde (conhecido hipocondria);
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT): ansiedade após um evento traumático.
  Quais são os sintomas da ansiedade? Os sintomas da ansiedade dependem de pessoa para pessoa e podem ser bem distintos. Os sentimentos podem variar de friozinho no estômago a um coração batendo acelerado. Pode ocorrer de você sentir-se fora de controle, numa espécie de desconexão entre sua mente e corpo. Há pessoas que têm pesadelos, ataques de pânico e pensamentos dolorosos que não conseguem controlar. Em muitos casos, tanto pode surgir um sentimento geral de medo e preocupação quanto o temor de um local ou evento específico. De modo geral, alguns sintomas de ansiedade incluem:
  • aumento da frequência cardíaca;
  • respiração rápida;
  • inquietação;
  • dificuldade em se concentrar;
  • dificuldade em adormecer.
É importante conhecer todas as maneiras pelas quais a ansiedade pode se apresentar para que você possa perceber mais rapidamente o que está acontecendo com você e, se necessário, buscar ajuda. Um ataque extremo de ansiedade, por exemplo, pode vir seguido de:
  • fraqueza;
  • falta de ar;
  • boca seca;
  • sudorese;
  • calafrios ou ondas de calor;
  • apreensão e preocupação;
  • inquietação;
  • angústia;
  • medo;
  • dormência ou formigamento;
Quais são os tratamentos para a ansiedade? Se você foi diagnosticado com ansiedade, deve verificar com seu médico quais são as opções de tratamento. Algumas pessoas, porém, não necessitam de tratamento médico para lidar com os sintomas, pequenas mudanças no estilo de vida são suficientes. Nos casos mais graves, o tratamento pode ajudá-las a superar os sintomas e a levar uma vida cotidiana mais equilibrada. De forma geral, o tratamento da ansiedade se enquadra em duas categorias: psicoterapia e medicação. O terapeuta ou psicólogo pode ajudá-lo com ferramentas e estratégias para lidar com a ansiedade quando ela ocorrer. O que fazer ​​para controlar a ansiedade? Como falamos, algumas mudanças no estilo de vida podem ser eficazes para lidar com as questões da ansiedade do dia a dia. Em geral, ações naturais consistem em cuidar do seu corpo, participar de atividades saudáveis ​​e eliminar as atividades não saudáveis. Algumas ações eficazes para controlar a ansiedade são:
  • dormir bem;
  • meditar;
  • praticar atividade física;
  • ter uma dieta saudável;
  • evitar álcool;
  • evitar cafeína
  • parar de fumar.
É importante entender que os transtornos de ansiedade podem ser tratados, mesmo em casos graves. Embora a ansiedade nem sempre desapareça, você pode aprender a administrá-la e viver uma vida feliz e saudável. Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre ansiedade, entre em contato conosco.

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Sentiu-se nervoso, ansioso ou no limite?
Sentiu que ficava cansado facilmente?
Teve dificuldade em adormecer ou permanecer a dormir?
Teve dificuldade em parar de se sentir preocupado?
Teve dificuldade em relaxar?
Sentiu-se tão preocupado que foi difícil ficar parado?
Sentiu-se facilmente irritável ou chateado?
Sentiu medo como se algo muito mau fosse acontecer?

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