Insônia: O que fazer para passar as noites sem ela?

Se a insônia surge no meio da sua noite e fica instalada até o dia clarear, saiba que existe tratamento para minimizar esse transtorno e é muito importante investigar as causas que fazem com que ela aconteça.

A insônia é um problema do sono muito comum nos adultos. Estudo realizado pela Associação Brasileira do Sono (ABS) revela que ela atinge 73 milhões de pessoas no Brasil, o que traz problemas sociais e comprometimento funcional.

Segundo os especialistas, a insônia pode ocorrer isoladamente ou acompanhar uma doença, por isso é muito importante identificar os sintomas normalmente associados a ela para indicação do tratamento apropriado.

E o que é insônia exatamente? Como diagnosticá-la? O que fazer para ter uma boa noite de sono sem ter esse desconforto? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto.

O que é Insônia?

Insônia é a dificuldade que uma pessoa tem em adormecer, sem que se apresente qualquer razão aparente para isso. Insatisfeitas com suas noites de sono, elas se sentem cansadas, com dificuldade de concentração, têm distúrbios no humor e queda no desempenho laboral ou escolar.

Trata-se de uma condição complicada e pode ser classificada em insônia aguda ou crônica.

  • Insônia aguda é breve e geralmente está relacionada a uma situação circunstancial da vida que provoca ansiedade, ou estresse, por exemplo, véspera de um exame de vestibular, entrevista de emprego.

Às vezes, a insônia pode ocorrer após o recebimento de uma notícia desagradável.

Em ambos os casos, essa interrupção do sono é uma experiência passageira, que se resolve com o tempo, sem que haja necessidade de tratamento.

 

  • Insônia crônica é um distúrbio mais frequente e ocorre por um período prolongado. Pessoas com insônia crônica têm uma longa história de dificuldade para dormir.

As causas podem estar associadas a alterações no ambiente, hábitos pouco saudáveis, distúrbios clínicos, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros.

Insônias crônicas podem estar associadas a outros problemas médicos.

Como diagnosticar e tratar a insônia?

A pessoa com insônia tem queixas e dificuldades para dormir ou para permanecer adormecida durante toda a noite. Para fazer o diagnóstico, o médico precisa avaliar a história clínica e os hábitos do paciente que podem estar influenciando o seu sono.

Certos alimentos, bebidas e atividades físicas perto da hora de dormir, por exemplo, são hábitos que podem comprometer a qualidade do sono. Estudos demonstram que a cafeína, por seus efeitos excitantes, não é recomendada nas quatro horas antes de dormir.

Importante ter em mente que a insônia não é a razão do problema, e sim um sintoma secundário, que pode estar relacionado a questões emocionais. Dessa forma, é importante identificar as causas para combatê-la adequadamente.

Alguns sintomas como ansiedade e depressão costumam estar associados a alterações no sono também, sendo importante uma avaliação cuidadosa a partir de uma conversa com um médico para definição do melhor plano de treinamento.

Quais as causas mais comuns da Insônia?

Como falamos, a insônia é um sintoma que indica que alguma coisa não está bem, ou confortável para você, e suas causas são diversas:

  • Estresse relacionado a grandes acontecimentos da vida (perdas, mudança de emprego, morte de pessoas queridas);
  • Questões ambientais na hora de dormir (barulhos, excesso de luz, temperatura);
  • Alterações no horário do sono (fuso-horário, alteração no torno de trabalho).

Outras causas podem ser:

  • Problemas de depressão e ansiedade;
  • Reações a medicamentos;
  • Dor ou desconforto noturno;
  • Uso de cafeína, cigarro ou álcool;

O que fazer para ter uma boa noite de sono?

Mesmo nas situações mais agudas, nem sempre há necessidade de tratamento. Muitas vezes, pequenas mudanças de hábito podem ajudar.

Importante: jamais use remédios para insônia sem orientação médica. Além dos efeitos colaterais, com o passar do tempo, os resultados podem não funcionar tão bem.

No caso da insônia crônica, é importante investigar o que está causando o problema. A terapia comportamental pode ser indicada, ajudando a pessoa a mudar as coisas que fazem com que a insônia piore, ou mesmo adotando ações que auxiliam a promoção do sono.

Há um conjunto de boas ações, bons hábitos, que podem ser adotados para a prevenção da insônia. Veja algumas dicas:

  • Manter uma rotina: dormir e acordar no mesmo horário e evitar cochilar ao longo do dia, evitando ficam menos sonolento à noite;
  • Evitar usar telefones os outros aparelhos eletrônicos antes de dormir, pois a luz atrapalha o sono;
  • Evitar bebidas alcóolicas, cigarros e café antes de dormir, pois são estimulantes;
  • Praticar exercícios físicos com regularidade, mas evite fazê-los nas três horas antes de dormir, pois podem prejudicar o sono;
  • Alimentar-se com lanches leves antes de dormir;
  • Manter o local que for dormir confortável, silencioso e no escuro;
  • Fazer coisas para relaxar como ler um livro, ouvir uma música;
  • Se não for dormir, evite ficar na cama.

 

A insônia, além do desconforto que causa, é um distúrbio que pode provocar outros problemas sérios para a sua vida. Assim, se noites sem dormir fazem parte da sua vida, fique alerta e busque ajuda se necessário.

 

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