Terapia: atendimento online x atendimento presencial

Quem busca uma terapia hoje em dia fica em dúvida sobre que modalidade escolher: online ou presencial. Veja as principais características de cada uma.

 

Fazer terapia é uma decisão muitas vezes cercada de dúvidas, mas, com toda certeza, é um passo importante na vida de qualquer pessoa. A questão principal, hoje em dia, é saber qual a melhor modalidade escolher: presencial ou online.

A terapia online já é uma realidade no mundo moderno e está devidamente regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que estabeleceu regras para sua aplicação. Mas, quando escolher uma ou outra modalidade? O que levar em consideração?

Bom, vamos esclarecer alguns pontos para ajudá-lo a tomar a decisão.

O que diz o Conselho Federal de Psicologia sobre o atendimento online?

O Conselho Federal de Psicologia(CFP), com a resolução em 11/2018, regulamentou definitivamente o atendimento psicológico mediado pelas novas tecnologias, ampliando principalmente o número de consultas, que agora é ilimitado.

Os profissionais que forem trabalhar nessa modalidade de atendimento devem estar com seus registros atualizados no CFP e os sites nos quais os serviços serão prestados também precisam estar cadastrados no Conselho.

Qualquer interessado ou usuário do serviço de psicologia online pode acessar a página do Conselho na qual consta o status do site e o período de validade do cadastro.

Os serviços autorizados são: atendimento psicológico sem caráter psicoterapêutico e atendimento psicoterapêutico em caráter experimental.

 

Como funciona a terapia online?

A terapia online funciona por meio de uma plataforma que permite a conexão entre terapeutas e pacientes. 

 

Nessas plataformas o usuário faz um cadastro, responde um questionário e pode escolher o profissional, o valor e como realizará o pagamento das consultas. 

O ambiente deve ser seguro, garantindo a confidencialidade da conversa entre terapeuta e paciente. Atendido por um profissional adequadamente habilitado, os resultados são positivos e têm sido bem avaliados pelos usuários.

A utilização da tecnologia no atendimento online é muito importante, principalmente para ampliar o acesso ao tratamento para pessoas distantes dos grandes centros, onde se encontra um número maior de profissionais.

O estilo de vida das pessoas também é um fator que acaba determinando a escolha pelo atendimento online.

 

Quando é recomendada a terapia presencial?

Apesar das vantagens do atendimento online, o atendimento presencial tem o seu valor e importância, e em determinados casos e prioritariamente indicado.

Alguns aspectos do atendimento presencial não podem ser supridos pelo atendimento online. Segundo especialistas, pela câmera do computador nem sempre o terapeuta consegue perceber as coisas que não são faladas pelo paciente, mas que são ditas com o silêncio, com o corpo, e só presencialmente poderiam ser percebidas.

O Conselho Federal de Psicologia proíbe expressamente o atendimento online para pacientes em situação de emergência, desastres e situações de violência e abuso.

Que critérios usar para decidir?

Pesquisas recentes têm demonstrado que em termos de resultados, há equivalência entre as duas formas de tratamento. Há, para o atendimento online certa vantagem, no sentido de menor taxa de abandono de tratamento.

Há quem prefira o atendimento em um ambiente diferente, mais acolhedor, como a sala de um terapeuta. Mas essa realidade pode não ser possível para a maioria dos pacientes, por isso o crescimento tão expressivo das plataformas de atendimento online.

Na hora de escolher, considere  o que for mais adequado e prático para você, afinal, o objetivo de toda terapia é ajudá-lo a buscar as respostas às questões por si mesmo.

Qualquer dúvida, estamos por aqui!

00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Assuntos diversos

Como identificar um Relacionamento Abusivo?

Relacionamentos abusivos causam danos psicológicos graves, mas os sinais nem sempre são percebidos pelos envolvidos, levando-os ao abismo emocional, ou até mesmo a situações ainda mais dramáticas e de perigo à vida. Relacionamentos abusivos ocorrem com frequência, mas nem sempre são percebidos pelos envolvidos. Como alguns sinais não são muito óbvios — com empurrões, agressões

Ler mais»
INSONIA
Transtornos diversos

Insônia: O que fazer para passar as noites sem ela?

Se a insônia surge no meio da sua noite e fica instalada até o dia clarear, saiba que existe tratamento para minimizar esse transtorno e é muito importante investigar as causas que fazem com que ela aconteça. A insônia é um problema do sono muito comum nos adultos. Estudo realizado pela Associação Brasileira do Sono

Ler mais»
hipocondriaco
Patologias

Hipocondria: Quais os sintomas e como tratar?

O hipocondríaco, basicamente, é toda pessoa que tem preocupação excessiva com doença. Entenda melhor os sintomas e veja como tratar. A hipocondria caracteriza-se pela preocupação excessiva com doenças e leva ao medo com relação à saúde, transformando-se num verdadeiro transtorno de ansiedade para a pessoa. Estudos revelam que os hipocondríacos tendem a ficar presos em

Ler mais»
atendimento online
Assuntos diversos

Dicas de como fazer um atendimento online de qualidade.

Fique atento para as dicas de como fazer um atendimento online de qualidade   Dicas para atendimento online Atendimento via celular:  Não esqueça de verificar se o mesmo está carregado Se a internet será via 5g /4g ou wifi e se a mesma e se a mesma está funcionando  Se o aplicativo da plataforma já

Ler mais»
ansiedade social
Transtornos diversos

Ansiedade Social: Quais os sintomas e como tratar?

Ansiedade Social: Quais os sintomas e como tratar? A ansiedade social está presente em diversos momentos da vida, mas pode se tornar um transtorno severo, gerar muito desconforto e comprometer a qualidade de vida.    Ansiedade social é normal quando está associada ao sentimento de desconforto que sentimos quando precisamos falar em público, ou quando

Ler mais»
ansiedade
Transtornos diversos

Ansiedade: o que fazer para controlar?

Ansiedade é a forma do seu corpo reagir às situações de estresse do dia a dia, mas, quando ocorre com frequência, traz muito desconforto. O que fazer para controlá-la? A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse. Na maioria das vezes, surge com o sentimento de medo ou apreensão sobre o futuro,

Ler mais»